quinta-feira, 18 de junho de 2015

#TAGS - Escolas, nossas escolas!

Hey you!
Bem, esse post é totalmente baseado em experiência própria - e eu nunca vi nenhum post falando do mesmo assunto - mesmo fuçando na internet até umas horas.
Você já se perguntou o que acontece quando uma pessoa estuda por anos em uma escola particular e do nada - eu disse DO NADA - é obrigada á ir pra uma pública?
Isso aconteceu comigo, e se você quiser saber mais sobre isso, é só clicar em "Leia Mais!"


Pode ser que eu use esse post como uma maneira de protesto - já que logo de cara sofri descriminação e rejeição por boa parte da minha sala. O que não foi nada bom.
Não estou aqui pra falar sobre como você deve se portar e etc, já que a única regra válida pra essa situação é ser você mesmo - e ponto final.
Estou aqui pra falar da diferença "bruta" entre os dois sistemas de ensino (particular - público) e o quão precário ele é. Não digo pelos professores, mas sim pelo caráter das pessoas que ali estudam. Não estou dizendo que "todo mundo que estuda em escola pública é mal caráter", mas dá pra se contar nos dedos os que você pode confiar.
Estudei por 12 anos em escola particular - e se você já estudou em uma, sabe como é. O respeito é a chave principal pra aquilo ali rodar. O aluno acorda 05:45, começa tendo um péssimo dia por se molhar na chuva e ainda é obrigado a ouvir o professor dar sermão-de-ódio-gratuito. E ficar em silêncio. Retrucou = diretoria.
Já na pública, a coisa muda. O aluno acorda 05:45, começa tendo um péssimo dia por se molhar na chuva e ainda é "obrigado" a ouvir o professor dar sermão-de-ódio-gratuito. E ele retruca. Até o fim. E nada acontece.
A sensação que eu tive, é que, na particular, nossos pais pagam a escola para ouvirmos desaforo. Na pública, é tudo literalmente de graça. Inclusive o choro (-risos-)
É com essa educação pública que o país quer ir pra frente? Alunos que respondem o professor, e eles não podem fazer nada quanto á isso (já que diretoria é só pro caso do aluno atrapalhar realmente a aula).
O estado forma todos os anos pessoas (a grande maioria sim) com um caráter lamentável, pessoas que não souberam ouvir quando necessário, respeitar quando necessário, calar a boca quando necessário.
Sem falar no nível de cultura do pessoal. (chora)
Se bem que, as particulares formam todos os anos (repito: a grande maioria sim) pessoas com um caráter lamentável por se acharem melhores que os outros, não por dinheiro, mas sim pelo tal do QI.
Nesse ponto já dá pra saber como eles me "enxergaram" no momento em que eu disse que "vim de escola particular, e nunca estudei em uma pública". Não sou nenhum gênio, e não quero ser tratada como tal.
O grande problema é que eu costumo fazer amizades compartilhando meus gostos, falando sobre vários assuntos (música, seriados, edição, etc), e na particular, isso funcionava, a pessoa podia ter um péssimo gosto musical, mas ao menos tinha cultura. Na pública, isso não funcionou. DEJEITOMANEIRA! É impossível compartilhar gostos com quem não sabe o significado disso.
Foi triste dar risada ao ouvir uma piada que dizia "Nossa, ela é tipo um alien".
PERAUMPOUQUINHO, eu sou um alien por saber o que eu sei? Sem contar que, por conta disso, por não ter nenhum igual ou semelhante á mim, se iniciou uma rebelião, como se eu fosse uma pessoa infectada com algum tipo de vírus - e sim - eles me rejeitaram.
E é incrivelmente incrível como as coisas dão errado de uma vez só.
Os professores começaram a implicar comigo pelo fato de eu estar vindo de uma escola particular. É bem frequente ouvir "VOCÊ VAI FAZER A PROVA NA MINHA MESA", e não, isso não é legal. Não é meu problema se esse professor não sabe identificar quem está colando. Eu vou estar fazendo A MINHA PARTE.
E nenhum deles - repito: NENHUM - foi atrás de perguntar a respeito sobre alguma ficha psicológica minha (sim, infelizmente eu tenho histórico depressivo), ou simplesmente puxar a porcaria de uma cadeira e conversar comigo sobre "Porque todo mundo te ignora?"
Ok, ok "são muitos alunos". Mas eu não sou obrigada a falar sobre isso, e não é minha culpa se eles não sabem identificar quando existe algo de errado com o aluno - coisa que na particular, enchia até o saco.
Fui descriminada por gostar do que gosto, por saber do que sei. Rejeitada por ser eu mesma.
Você já parou pra pensar como uma pessoa na mesma situação que eu reagiria? te dou exatos 5 segundos pra pensar numa resposta
Sim, eu parei de ir. Não pretendo abandonar os estudos, mas enquanto essa implicância generalizada prevalecer, eu não apareço mais lá.
E sim, EU SEI. Em todo lugar existe uma pessoa pra nos atrapalhar. Mas nesse caso não são uma, nem duas. É TODO MUNDO. DE UMA VEZ.
Se você vai passar pela mesma situação de ir de uma particular pra uma pública, se prepare. É a pior coisa que vai te acontecer na vida.
Pode ser que aconteçam coisas diferentes, afinal cada pessoa é uma pessoa. Ninguém é obrigado á ser igual á ninguém.
No fim das contas, sinto que fui forçada á trocar o estragado pelo podre.
Esse post acabou se tornando mais um desabafo do que uma ajuda, mãs... Espero que ajude em algo á quem ler.

Até a próxima!
M.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia!
• Comentários contendo palavrões, racismo, grosserias, etc serão deletados!
• Retribuo visitas, deixe o link do seu blog! *-*
• ''Seguindo, segue de volta?'' Meio chato comentar isso né?! Então deixe o link do seu blog no final do comentário, que se eu gostar, eu sigo! ♥
• Por último e mais importante, MUITO OBRIGADA por comentar! Volte mais vezes! ♥